Partindo das
orientações do PCN de Ciências Naturais o aluno do ensino fundamental precisa: “perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos
e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente”.
(BRASIL, p 5.)
O professor que avalia
a sua prática pedagógica deve preocupar-se em utilizar situações cotidianas
para exemplificar os conteúdos expostos, ou seja, sair do senso comum, porém trazer
essas questões científicas para a realidade do aluno. O PCN de Ciências
Naturais relata sobre isso:
As
teorias científicas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são
passíveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes
sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensino sempre requer adequação
e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de
conhecimentos científicos acumulados. (BRASIL, p.26).
Com base
nessas orientações e partir da leitura sobre o tema escolhi uma matéria de
cunho ambiental que fala sobre o Rio Araguaia. Descreve o percurso do rio, a
sua importância para o turismo da nossa região, a riqueza de biodiversidade e traz uma nova proposta de lei que regulamentará o uso das águas do rio impedindo
qualquer tipo de obra ou intervenção que venha a alterar seu curso natural ou
suas características ambientais. A matéria está disponível no seguinte link http://www.brasildasaguas.com.br/sete-rios/noticias/55-esperanca-para-o-rio-araguaia
As três
indagações para levar os alunos a refletir de maneira crítica sobre a
reportagem Esperança para o rio Araguaia:
* Por que o
rio Araguaia necessita de esperança ?
* Qual é objetivo dessa
proposta de lei, ela foi aprovada ?
* E o que essa grande biodiversidade do rio Araguaia significa para o meio ambiente e para as pessoas da nossa região ?
Essas questões irão direcionar o debate e as demais atividades propostas.
Janaine Rossane Garcia Campos
* E o que essa grande biodiversidade do rio Araguaia significa para o meio ambiente e para as pessoas da nossa região ?
Essas questões irão direcionar o debate e as demais atividades propostas.
Janaine Rossane Garcia Campos
Referência:
Brasil. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais /Secretaria
de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.
Li a reportagem, interessante, não conhecia esse projeto. A hora é essa para que as autoridades e a própria população tomem iniciativas que visem a preservação de importantes paisagens naturais do nosso país.O interessante é a possibilidade de preservação aliada à ideia de turismo.
ResponderExcluirParabéns.