sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Tópico 4 - Reportagem de cunho ambiental -Janaine Campos


Partindo das orientações do PCN de Ciências Naturais o aluno do ensino fundamental precisa: “perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente”. (BRASIL, p 5.)
O professor que avalia a sua prática pedagógica deve preocupar-se em utilizar situações cotidianas para exemplificar os conteúdos expostos, ou seja, sair do senso comum, porém trazer essas questões científicas para a realidade do aluno. O PCN de Ciências Naturais relata sobre isso:

As teorias científicas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passíveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensino sempre requer adequação e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de conhecimentos científicos acumulados. (BRASIL, p.26).

Com base nessas orientações e partir da leitura sobre o tema escolhi uma matéria de cunho ambiental que fala sobre o Rio Araguaia. Descreve o percurso do rio, a sua importância para o turismo da nossa região, a riqueza de biodiversidade e  traz uma nova proposta de lei que regulamentará o uso das águas do rio impedindo qualquer tipo de obra ou intervenção que venha a alterar seu curso natural ou suas características ambientais.  A matéria está disponível no seguinte link http://www.brasildasaguas.com.br/sete-rios/noticias/55-esperanca-para-o-rio-araguaia
As três indagações para levar os alunos a refletir de maneira crítica sobre a reportagem Esperança para o rio Araguaia:
* Por que o rio Araguaia necessita de esperança ?
* Qual é objetivo dessa proposta de lei, ela foi aprovada ?
* E o que essa grande biodiversidade do rio Araguaia significa para o meio ambiente e para as pessoas da nossa região ?
Essas questões irão direcionar o debate e as demais atividades propostas.

Janaine Rossane Garcia Campos
Referência:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998.



Um comentário:

  1. Li a reportagem, interessante, não conhecia esse projeto. A hora é essa para que as autoridades e a própria população tomem iniciativas que visem a preservação de importantes paisagens naturais do nosso país.O interessante é a possibilidade de preservação aliada à ideia de turismo.
    Parabéns.

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