terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


O computador na escola (benefícios para um processo de ensino aprendizagem)


         A utilização do computador na educação é uma importante ferramenta que auxilia o aluno no processo de ensino-aprendizagem, e desta forma, o computador não é visto somente como uma máquina de ensinar que apensar fornece informações à pessoa que a utiliza1.
         O computador na escola deve ser vista como uma ferramenta de ensinar, eles surgem como uma forma de estímulo, desta forma os métodos tradicionais de ensino em versões computadorizadas. O que é mais comum no ensino-aprendizagem são os softwares de exercícios e prática, tutoriais, jogos e simulações.
         A partir do momento que o professor tenha conhecimento sobre o uso dessa ferramenta, ele possibilita ao aluno desenvolve habilidades capazes de executarem tarefas com a utilização do computador. E diante desse ponto de vista, essa ferramenta pedagógica, pode auxiliar o professor a compreender melhor a educação e vê-la como um processo de construção e não somente transferência de conhecimento.
      O emprego das mídias nos métodos educacionais oferece conhecimentos mais concretos, possibilitando ao aluno simular e vivenciar diversos aspectos da realidade. Desta forma, o uso do computador proporcionará o desenvolvimento dos processos cognitivos, possibilitando uma integração total do ensino-aprendizagem e não parcial. Outro aspecto relevante é a possibilidade de uma educação que faz com que o indivíduo ser um ser mais crítico e criativo, que seja capaz de integrar a inteligência do aluno e da máquina.

As novas tecnologias de informação e comunicação, caracterizadas como midiáticas, são, portanto, mais do que simples suportes. Elas interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, de nos relacionarmos socialmente e adquirirmos conhecimentos. Criam uma nova cultura e um novo modelo de sociedade. (KENSKI, 2006)2

            No entanto, é necessário que os professores estejam atentos a introdução dessa nova forma de ensino-aprendizagem, pois a entrada de uma nova abordagem de ensino requer uma reestruturação nos demais meios e um questionamento sobre de que forma esses meios está comprometendo os alunos no sentido de estimula-los a curiosidade para procurar dados, prazer, desejo de compartilhar o conhecimento com outras pessoas e de construir um novo olhar fora dos meios da escola.
        Observando os diversos estudiosos que defendem o emprego da tecnologia na educação, nos deparamos com Papert(2008) defende a utilização da tecnologia na educação do ponto de vista construtivista, onde o professor tem por objetivo promover a aprendizagem do aluno para que o mesmo obtenha o seu conhecimento em um ambiente que o leve a desafios e motivação. O professor não é um mero expectador e sim um mediador do processo ensino-aprendizagem, uma vez que trabalhe conhecimento em conjunto com interesses e necessidades de seus alunos onde são sujeitos da aprendizagem.
             Para o uso de o computador ser algo prazeroso e estimulante, é necessário que essa nova forma de ensino-aprendizagem não seja feita de forma autoritária, mas definida e compreendida pelo seu orientador1.
             É interessante e vejamos as novas tecnologias introduzidas nas escolas, não somente como máquinas em uma sala cheias de softwares. É necessários que todos vejam esse novo recurso como uma alternativa capaz de orientar aos alunos a encararem o mundo de forma particular e única. Essa nova abordagem possibilita novos universos na construção do conhecimento.
            O paradigma mais comum que deve ser quebrado é o de pensar que a informática na educação é a soma das duas, mas na verdade ela é a integração das duas, e para que isso ocorra é necessário conhecimento e domínio.
           O computador não é um instrumento que deve ser visto como algo que ensinará o aluno determinada disciplina, ele deve ser visto como algo que possibilite o aluno realizar determinada tarefa, o faça ter estimulo para estudar tanto dentro quanto fora da escola.
          Pertencemos a uma sociedade que esta em constantes transformações, onde os meios didáticos exigem um novo modelo de ensino-aprendizagem. Quando exploradas de maneira correta, possibilita tanto ao aluno quanto ao professor que obtenham informações e ao mesmo tempo a lugares quase impossíveis de ir. O que nós professores temos que ter conhecimento, é que nossas crianças e jovens não pertencem tão somente a um único local, são pessoas que possuem o poder alcance ilimitado.

   
Referências
1 – Valente J A. Logo: conceitos, aplicações e projetos. São Paulo: Ed. McGraw-Hill. 1998.
2 – Kenski VM. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4. ed. São Paulo: Papirus. 2006.
 Papert S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Ed. Ver. Porto Alegre: Artmed. 2008.

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